domingo, 7 de outubro de 2012

Artesanal - Helibras / Eurocopter Esquilo Biturbina

O Modelo :

Sempre busquei no mercado algum set de conversão que pudesse empregar no antigo kit da Heller , para desta maneira representar as versões bi turbinas do Helibras / Eurocopter Esquilo em uso na Aviação Naval e Força Aérea Brasileira, em 2011 ao navegar pelo Ebay me deparei não com um set e sim um modelo completo, contemplando um conjunto multimídia, peças em resina, transparências em plástico incolor injetado e esquis de pouso em cobre soldado, totalizando 29 peças apenas.
O processo de montagem é extremamente simples , pois diferente do kit da Heller ( no qual o mesmo foi obviamente inspirado ), a fuselagem é injetada em uma peça só agilizando consideravelmente a montagem, todo o interior e controles de voo seguem com exatidão as peças do modelo original. A qualidade da resina empregada é excelente possibilitando uma facilidade sem igual nos encaixes, não necessitando de ajustes que são comuns em quase a totalidade dos modelos em resina presentes no mercado. Outro ponto positivo é que o fabricante fornece um conjunto de mascaras de pintura que auxilia em muito o processo de finalização do modelo.
Fica como dica que para representarmos os modelos empregados pelas forças armadas brasileiras é necessário proceder três etapas básicas de conversão pois a versão do modelo difere da "AS355F2":
1 ) Alteração da disposição dos escapes da turbina, pois este modelo apresenta duas saidas lateriais, devendo retirar as mesmas corrigir as superfícies com putty e confeccionar em scratch três escapes , sendo um superior e dois laterais.
2 ) Substituição dos esquis de pouso em cobre pelos originais presentes no kit da Heller
3 ) Inclusão de antenas externas e farol de busca ( scratch )

Instruções :

Apesar do manual de montagem ser extramente simples, a facilidade de montagem do kit praticamente dispensa sua utilização

Decais :

Não acompanham decais, porém para representação das versões nacionais, deve-se empregar sets do fabricante FCM

Conclusões :
Trata-se de uma excelente opção tendo em vista que não existem outras opções no mercado, o custo de aquisição e frete foi de USD $ 59,00, sendo o fabricante originário de Hong Kong, para quem quiser adquirir seu modelo segue abaixo contato do vendedor, que por sinal foi extremamente atencioso e ágil no envio:
Para conferir o modelo finalizado, visite o Blog Armas Nacionais, Acesse aqui