sábado, 27 de outubro de 2012

GIIC - P-16H Grumman Turbo Tracker ( Resina )

O Modelo :
Trata-se de uma variação do portifólio da GIIC , grande fabricante nacional de kits em resina, que nos tem propiciado modelos diferenciados na escala 1/48.Basicamente é uma customização do P-16 Tracker que foi lançado originalmente pelo fabricante em 2010 e teve como inspiração o antigo kit da Aurora na escala 1/48 ( ou seria 1/50 ? ), período este onde ainda não estavam disponíveis no mercado as opções injetadas lançadas recentemente pela Italeri.
Dispondo de 53 peças em resina de boa qualidade já com aplicação de primer cinza , 40 peças em metal e 18 em vaccum forming representando as transparências , este modelo representa uma grata surpresa pelo detalhamento dos itens, mostrando que este fabricante está em uma ampla e continua evolução de patamares de produção e acabamento.
Como todo modelo em resina, sua montagem é recomendada para modelistas experientes, pois o grau de dificuldade sem dúvida nenhuma e superior aos demais modelos injetados, os encaixes tem precisão aceitável porém como via de regra teremos uma extensiva aplicação de massa plástica e lixamento para obtenção de um bom acabamento final além é claro do emprego de um secador de cabelos para ajustes de montagem dos componentes. Deve-se fazer menção a junção superior das asas com a fuselagem , processo este que demandará um pouco de atenção e cuidado.
O fabricante fornece um interior bem detalhado , incluindo os consoles do equipamento ASW, originalmente o modelo é configurado no modo de hangaragem em porta aviões apresentando suas asas dobradas, porém pode ser representado pelo modelista na versão normal com asas em posição de voo.
Instruções :
 
Um manual composto de 7 páginas contendo fotos das etapas de montagem e dicas úteis de como se proceder nos processo de alinhamento, colagem e acabamento das peças, como trata-se de um modelo artesanal , os mais puristas sentirão falta dos diagramas 3D  em vista explodida, porém as instruções do fabricante suprem qualquer necessidade destes últimos. Ainda temos duas páginas como fotos em cores detalhando as etapas de pintura e aplicação de decais.
 
Decais :
 
Confeccionados pelo próprio fabricante, visam representar o único protótipo deste modelo, sendo composto pelos decais das marcações e fundo branco das imagens de cores compostas, vale como lembrete que este é um item que merece atenção da GIIC pois um kit neste padrão de qualidade deve contar com decais impressos em outro processo.
 
 
Conclusões :
 
O modelo representa uma excelente oportunidade para os aficcionados em FAB disporem em sua coleção desta inusitada versão do Grumman Tracker. Esperamos que agora com o advento da aquisição dos Turbo Tracker/ Trader  pela Marinha, a GIIC possa nos brindar novamente com mais uma opção verde e amarela.

Para os interessados este kit está disponível em diversas lojas nacionais de modelismo apresentando um custo médio de aquisição na ordem de R$ 200,00.

Para conferir o modelo finalizado visite o Blog Armas Nacionais, Clique Aqui