terça-feira, 20 de novembro de 2012

Modela - Let 13J Blanik


O Modelo :

Produzido pela empresa Modela na Tchecoslováquia na década de 1970, o kit apresenta um bom nível de injeção e acabamento contando com 30 peças, superando as expectativas pré definidas que geralmente acompanham modelos produzidos no leste europeu. Linhas de alto relevo delicadas permeiam todo o conjunto , o interior apresenta características espartas e com um pouco de paciência pode ser melhorado em scratch . Os encaixes são extremamente precisos tornando o modelo de rápida e agradável montagem.

O fabricante fornece ainda  uma base expositora para representação do modelo em voo, e também acompanham componentes que permitem representar o motor opcional Java M-150 de 42 cv, que frequentemente era instalado neste planador.

 
Instruções :

Contendo 8 páginas que se desdobram e,  12 etapas de montagem e dados históricos sobre a aeronave, o manual apresenta imagens em 3D que permitem uma fácil compreensão da montagem do conjunto ( apesar do idioma original do fabricante ).

Decais :

Acompanha modelo um set de decais básico onde é possível representar duas versões civis de operadores na Tchecoslováquia e também a grata surpresa de uma versão militar empregada pelo Clube de Voo a Vela da Academia da Força Aérea Brasileira.

 
Conclusões :
 
Apesar de existirem diversos kits na escala 1/72 deste planador, esta versão da Modela é a única disponível na escala 1/48 , o que o torna sem dúvida nenhuma uma "avis rara", pois constitui-se uma rara possibilidade de ostentar em lugar de destaque este inusitado pássaro em qualquer coleção de entusiastas das forças armadas brasileiras. Interessados na aquisição deste kit devem se esmerar em um complexo trabalho de garimpo junto ao e-bay, por sorte adquirimos este modelo em 2011 da loja Model World em São Paulo, ao custo de R$ 170,00 e sem dúvida nenhuma valeu cada centavo.
 
Para conferir o modelo finalizado visite o Blog Armas Nacionais, Clique Aqui